Saúde

5 dicas para prevenir-se de doenças cardiovasculares

 

Por Emilly Leal

O colesterol é um componente necessário para o funcionamento do organismo. Ele é parte constituinte das membranas celulares, é matéria-prima para a produção dos hormônios esteroides e da vitamina D. No entanto, deve estar na medida certa.

O colesterol “ruim”, chamado de LDL, quando em excesso, pode se acumular nas paredes internas dos vasos sanguíneos originando a aterosclerose. Infartos do coração e acidentes vasculares cerebrais (AVC), geralmente, são causados por uma obstrução que impede que o sangue flua para estes órgãos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, essas enfermidades representam a principal causa de morte no mundo. Vale lembrar que a maioria delas pode ser prevenida e o primeiro passo é manter os níveis de colesterol sob controle.

O endocrinologista Daniel Freire, gerente de assuntos médicos da Sandoz, uma empresa que está entre os líderes globais em medicamentos genéricos e biossimilares, alerta que cuidados simples são fundamentais.

Veja abaixo algumas dicas para reduzir o risco de doença cardiovascular:

1. Boa alimentação
Evite alimentos com altas taxas de gorduras saturada, como a gordura de origem animal. Faça substituições inteligentes, escolhendo alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras e com baixa taxa calórica. Na prática, privilegie verduras, frutas, cereais integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, aves, peixes, óleos vegetais e castanhas, e evite açúcares, bebidas adoçadas e carne vermelha.

2. Pratique exercícios físicos
Seja fisicamente ativo sempre. Pesquisas indicam que de 3 a 4 sessões por semana de exercícios, com duração de pelo menos 40 minutos por sessão, têm efeito benéfico sobre os níveis de colesterol, pressão arterial e ainda ajudam a manter o peso dentro do recomendado.

3. Visite o médico de acordo com as recomendações
A correria do dia a dia não pode ser uma desculpa. Visitar o médico para checar como anda a saúde é primordial. É comum que o especialista peça um exame de sangue para monitorar as taxas de colesterol e de suas frações – HDL (o “colesterol bom”), LDL (o “colesterol ruim”) e os triglicerídeos.

4. Pare de fumar
Se você fuma, pare agora. Se algum conhecido fuma, encoraje-o a parar. Os componentes do cigarro danificam a camada interna dos vasos, predispondo à aterosclerose e à doença cardiovascular, além de causarem outras enfermidades graves como diversos tipos de câncer e doenças respiratórias.

5. Reduza o estresse
Mais pesquisa é necessária para determinar como o estresse contribui para o risco cardiovascular. O que sabemos é que o estresse pode alterar comportamentos e fatores que aumentam o risco. Por exemplo, algumas pessoas podem optar por consumir mais álcool ou fumar para aliviar o estresse, causando aumento da pressão arterial e dano às artérias.

 

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