ColunasDestaques

As causas da Inflação

Por Eraldo Vasconcelos de Souza - Economista – Diretor do Grupo Vasconcellos

No mês de novembro escrevi um artigo sobre a inflação, o quanto ela afeta o brasileiro, lembrei-me do tempo em que vivíamos a hiperinflação com percentuais que ultrapassaram os 80% em um único mês, anos oitenta e início dos anos noventa, sem dúvida foi um dos períodos mais terríveis da economia brasileira. Poucos ganhavam e a grande maioria perdia principalmente o trabalhador que não tem defesa contra aumentos constantes de preços, fazendo com que seu custo de vida seja cada vez maior, defasando com relação aos seus ganhos.  Nesse artigo vou explicar como a inflação é alimentada e como ela pode retornar as nossas vidas.

Diversas são as causas que podem alimentar a inflação, vários são os motivos que podem gerar pressões, como custos e demanda, a inércia inflacionária, a carga tributária, ou, ainda, as expectativas de inflação. O mercado, de maneira geral, é determinado pela oferta e demanda. O aumento da oferta, ou a queda da demanda impactam na baixa dos preços dos bens e serviços, mas ou seu inverso elevam os preços. O desequilíbrio da economia reflete nos preços, a inflação é a expressão monetária desse desequilíbrio que se não combatida acaba corroendo as finanças das pessoas, empresas e até mesmo do governo.

Estamos vendo os preços de muitos produtos subirem muito, material de construção, alimentos entre outros e ai ficamos tentando entender quais motivos dos aumentos e a principal razão é a estratégia utilizada pelos governantes não apenas no Brasil, mas no mundo que resolveram obrigar o setor privado parar ou reduzir o seu efetivo, fato que forçou o setor produtivo, principalmente as indústrias a redução da produção e com isso começou a faltar matéria prima por parte da indústria e mercadoria no comércio, consequência dessa redução é o aumento de preço, sem falar que muitos setores estão quase parados por falta da matéria prima. Toda essa instabilidade mundial elevou o preço do dólar, atingindo em cheio os grãos e toda a sua cadeia produtiva fazendo com que alguns tipos de produtos estejam com seus preços as alturas e sem possibilidade de redução no curto prazo.

A única solução para conter a fúria desse dragão chamado de inflação é uma ação coordenada pelos governos federal e estaduais na busca dos ajustes das contas públicas, mostrando ao mercado que são capazes de gerenciar a imensa dívida pública que hoje temos no nosso querido Brasil, com a pandemia esse endividamento cresceu fazendo com que alguns fundamentos até então sólidos ficassem comprometidos, considero a gestão desastrada por parte dos governos estaduais da pandemia do covid a grande responsável pela disparada da inflação, foram as restrições impostos ao setor produtivo e a elevação dos gastos públicos os principais gatilhos da retomada da inflação e se continuarem com essa política suicida todo o povo vai pagar muito caro e ai irão entender que vida e economia precisam ser gerenciadas juntas e não separadas como alguns pregam. Inflação é o sintoma de que algo está errado, não é causa e sim resultado de um desequilíbrio do sistema econômico e social.

 

 

 

 

 

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios