Neste domingo, dia 28, aconteceu a grande final do 1º Festival Nativista Autoral de Caçapava do Sul. A live com as apresentações foi realizada na Rodeio Churrascaria e teve ainda o show com Marcelo Caminha. Todo o evento foi online.
Este festival foi idealizado por Luís Eugênio Dias do Santos ( Gueno ) juntamente com Thimoteo Machado no ano de 2019. Naquele mesmo ano foi chamado ao grupo o produtor de eventos Ignacio Lemos, para execução do projeto.
O projeto foi elaborado com intuito de promover a cultura nativista de Caçapava do Sul e trazer entretenimento, já que na ocasião ainda não estávamos na pandemia do COVID-19.
O evento original, lançado em 2019, seria financiado pela LIC estadual (Pró cultura) e premiaria artistas locais e teriam shows dos Fagundes, Pirisca e César Oliveira e Rogério Melo.
Mas infelizmente o ano de 2020, iniciou triste, tivemos a perda de um dos idealizadores, o presidente da Cotrisul Luís Eugênio Dias do Santos, que há anos vinha travando uma batalha contra o câncer, e em seguida a pandemia mundial fez com que o projeto terminasse.
Porém pensando em adaptação ao novo normal, foi desenvolvido pela produtora um formato online de festival, para que todo o estado pudesse participar, e que com isso, mesmo de forma menor, o festival pudesse ser realizado como uma homenagem ao Gueno.
O festival, além do cunho cultural que premiou duas canções autorais, tanto na categoria revelação, quanto na profissional, teve o cunho social, pois movimentou a cadeia que estava totalmente parada, que é a de eventos Além disso, serviu de vitrine para os artistas participantes.
Foram 77 vídeos de todo o estado enviados para o sistema do evento, onde 20 vídeos foram selecionados para votação online. Tiveram 132.000 votos computados na semifinal distribuídos nos 20 vídeos finais.
O projeto contou com patrocínio da Cotrisul e impactou diretamente na economia do município através da contratação de serviços e mão de obra.
No domingo, durante a live final foram computados mais de 29 mil votos, que escolheram os vencedores do Festival. O evento foi cadastrado por uma casa produções , executado pela fullplay eventos e financiado pelo pro cultura RS.
Confira os vencedores do Festival:
Categoria Revelação
Por viver pensando nela – Guilherme Alves Marques
Inocêncio – Paulo César Soares Gonçalves
Primavera – Juliana dos Santos Dias
Categoria Profissional
1º Lugar: Amigos e Irmãos – Evandro Zamberlam
2º Lugar: Pelo Olhar de quem já viu – Alexson Massagão
3º Lugar: Aprendiz de Pescador – Mairo de Melo Menezes