DestaquesNotícias Gerais

CPFs de Caçapavanos são vazados. Veja se o seu foi

A reportagem do Bom Semeador apurou que Caçapavanos estão entre as vítimas que tiveram seus CPFs e dados expostos na internet.

Como saber se o seus dados foram vazados?
Depois que ocorreu o grande vazamento de dados, um programador criou um site chamado,  https://fuivazado.com.br/  onde as pessoas podem verificar se seus dados estão nos pacotes comercializados na internet.

Para saber se teve informações vazadas e quais delas estão disponíveis online, basta fornecer o CPF e sua data de nascimento, que a plataforma fará o cruzamento dos dados com a base disponibilizada pelos golpistas.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) investigue o vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros. As informações foram disponibilizadas para venda na internet, e o episódio foi noticiado em veículos de comunicação.

O que fazer?

  • Para a senha: troque a combinação por outra mais segura e use um método de verificação em duas etapas;
  • Para o e-mail: evite abrir links e anexos de remetentes desconhecidos, redobre a atenção para as mensagens recebidas.

Qual o perigo de ter os dados vazados?
Além dos CPFs, os pacotes que estavam sendo vendidos em um fórum online, incluíam informações como foto pessoal, endereço, telefone, e-mail, score de crédito, salário, lista de familiares, dados de veículos, além de benefícios do INSS e programas sociais (como o Bolsa Família).

A advogada Ana Isabel Mendes, especialista em proteção de dados, explica que além da simples exposição de informações privadas, a pessoa que teve dados compartilhados pode ser vítima de diversos golpes e crimes:

— Pode ocorrer a inscrição do titular de dados em contas aleatórias ou suspeitas, filiação a times de futebol e partidos políticos, solicitação de cartão de crédito em nome do titular do dado, e utilização dos dados para realização de ataques e crimes contra outras pessoas.

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios