1 Entre 39 municípios, apenas Caçapava e Itacurubi deram vitória a Juliana - Portal Bom Semeador
Caçapava do Sul - RS
Cidade

Entre 39 municípios, apenas Caçapava e Itacurubi deram vitória a Juliana

Foto: Thiago Cristino / Câmara dos Deputados

Juliana Brizola foi a candidata mais votada no município, enquanto Zucco venceu em 37 dos 39 municípios da região; disputa em Caçapava terminou com diferença de apenas 209 votos

Caçapava do Sul apresentou um dos resultados mais diferentes do cenário regional na eleição para governador do Rio Grande do Sul. No primeiro turno, realizado neste domingo (4), Juliana Brizola (PDT) foi a candidata mais votada no município, superando Luciano Zucco (PL) por uma diferença de apenas 209 votos.

Segundo os dados da apuração, Juliana recebeu 7.187 votos, correspondentes a 45,00% dos votos válidos. Zucco ficou em segundo lugar, com 6.978 votos (43,69%). Gabriel Souza (MDB) apareceu na terceira colocação, com 1.560 votos (9,77%).

O resultado de Caçapava chama ainda mais atenção quando comparado ao comportamento eleitoral da região. De acordo com levantamento do Diário de Santa Maria, Zucco foi o candidato mais votado em 37 dos 39 municípios da região, enquanto Juliana venceu somente em Caçapava do Sul e Itacurubi.

Disputa apertada em Caçapava

A diferença entre os dois primeiros colocados em Caçapava foi de 1,31 ponto percentual. Em números absolutos, foram 7.187 votos para Juliana contra 6.978 para Zucco.

O resultado mostra uma disputa bastante equilibrada no município, especialmente quando comparada com outras cidades próximas onde a vantagem do candidato vencedor foi maior.

Em Lavras do Sul, por exemplo, Zucco venceu, mas também encontrou uma disputa bastante próxima. Já em municípios como Santana da Boa Vista e Santa Margarida do Sul, a vantagem do candidato do PL foi mais ampla.

Região teve ampla maioria de votos para Zucco

O cenário regional foi predominantemente favorável a Zucco. Em Santa Maria, maior município da região, o candidato do PL recebeu 52,12% dos votos válidos, contra 40,93% de Juliana Brizola.

Em Santana da Boa Vista, Zucco alcançou 51,57%, enquanto Juliana ficou com 32,83%. Em Santa Margarida do Sul, os percentuais foram de 54,47% e 39,69%, respectivamente.

A outra exceção regional foi Itacurubi, onde Juliana terminou na primeira colocação com 956 votos (48,70%), contra 923 votos (47,02%) de Zucco. A diferença foi de apenas 33 votos.

Resultado estadual foi diferente

No conjunto do Rio Grande do Sul, o cenário foi bastante distinto. Luciano Zucco foi eleito governador já no primeiro turno, com 3.516.048 votos, equivalentes a 58,05% dos votos válidos. Juliana Brizola terminou em segundo lugar, com 1.917.374 votos (31,65%).

A eleição teve comparecimento de 6.697.424 eleitores, o equivalente a 78,64% do eleitorado apto no Estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Caçapava no mapa eleitoral

O resultado coloca Caçapava do Sul em uma posição particular no mapa eleitoral da região. Enquanto a votação para governador apresentou uma tendência amplamente favorável a Zucco nos municípios próximos, Caçapava manteve Juliana Brizola na primeira colocação, repetindo o comportamento de apenas mais um município entre os 39 considerados no levantamento regional.

A diferença pequena entre os dois primeiros colocados também mostra que o eleitorado de Caçapava teve uma das disputas mais equilibradas da região.

Para Caçapava do Sul, o dado que fica é objetivo: dos 39 municípios analisados na região, apenas dois escolheram Juliana Brizola como candidata mais votada para o Governo do Estado — Caçapava do Sul e Itacurubi.

Comentários