Uma frente fria muda radicalmente o tempo nesta sexta-feira (9/09) no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, o dia vai terminar muito diferente do que começou na maioria das cidades gaúchas a partir da troca de massas de ar, de características radicalmente distintas, que vai ser promovida pela passagem de um sistema frontal ao longo do dia.
O sistema frontal traz instabilidade e queda de temperatura desde cedo no Oeste e no Sul gaúcho. Na Metade Norte, ao contrário, a temperatura vai estar elevada até durante a tarde, com calor acima dos 30°C em algumas áreas. O ar quente pré-frontal ingressa com vento Norte que pode soprar com rajadas até fortes em pontos do Centro e da Metade Norte gaúcha.
Da tarde para a noite desta sexta-feira, a frente fria vai avançar para a Metade Norte gaúcha com chuva, vento e algum risco de temporais isolados. Em muitos locais, o vento vira para Sul com rajadas e ocorre uma acentuada queda da temperatura em mudança do tempo bastante brusca em questão de poucas horas.
A mudança do tempo se dá em dois momentos em grande número de cidades da tarde para a noite desta sexta. Primeiro, a nebulosidade aumenta e o vento chega com rajadas trazendo queda brusca de temperatura para somente chover algumas horas depois. Pode ser o caso de Porto Alegre e região Metropolitana.
A frente fria não deve trazer muita chuva para o território gaúcho e os volumes tendem a ser baixos. A precipitação na passagem da frente tende a ser muito irregular e é possível que em alguns locais o tempo mude e a temperatura caia sem registro de chuva, apenas com vento.
VENTO ACOMPANHA RADICAL MUDANÇA DE TEMPERATURA
Vento vai acompanhar a mudança da temperatura na chegada da frente fria. A tendência é de rajadas de 40 km/h a 60 km/h, mas que em alguns pontos deve passar dos 70 km/h. Não se antecipa risco de tempo severo generalizado e qualquer evento de vento muito forte ou intenso será bastante localizado.
Porto Alegre pode ter rajadas de vento entre o meio e o final da tarde assim como na noite desta sexta. A queda da temperatura será bastante brusca. Em alguns locais da Metade Norte, o final da manhã e o começo da tarde devem ser de calor com máximas de 31°C a 33°C, mas no fim da tarde e no começo da noite os termômetros já podem estar marcando 15°C ou 16°C a partir do ingresso de nuvens baixas e o vento.
A frente fria precede uma massa de ar frio que ingressa no Sul do Brasil no fim de semana e vai cobrir o Rio Grande do Sul no sábado com temperaturas menores à noite e durante o dia, o que vai resultar em um amanhecer frio no sábado, inclusive com formação de geada em diversas localidades.