CidadeDestaques

Noite técnica abordou desenvolvimento econômico do Pampa

Encontro com associados promovido pela Cotrisul trouxe palestra de Antônio da Luz a Piratini

A transformação socioeconômica provocada entre as regiões do Rio Grande do Sul pela produção de grãos – em especial a soja – foi o tema central da palestra que o economista chefe da Farsul, Antônio da Luz, proferiu na noite dessa segunda-feira, 18 de março, em Piratini – região Sul do Rio Grande do Sul.

O encontro ocorrido na sede da Associação Esportiva União Independente, na zona rural do município, foi promovido pela Cooperativa Tritícola Caçapavana, Cotrisul, e reuniu cerca de 60 pessoas – em sua maioria produtores associados dos municípios de Santana da Boa Vista e Piratini.

Para o economista, é importante que os produtores rurais conheçam o cenário macroeconômico, as características das diferentes regiões do Estado e as pressões existentes para que seja inviabilizada a produção de grãos no Pampa Gaúcho. Luz apresentou dados que demonstram que a região Sul tem queda na população em idade produtiva e que a diferença de PIB vem diminuindo em função da atividade agropecuária.

A atração de investimentos industriais, frisou ele, depende diretamente da produção do campo – pois das dez maiores indústrias do Rio Grande do Sul, seis dependem diretamente do setor primário. “Tendo a produção, a indústria vem”, frisou ele.

Antônio da Luz fará, nessa quarta-feira, um novo encontro com os produtores associados da Cotrisul. Ao final da tarde do dia 20, ele participará do Dia de Campo Cotrisul, marcado para acontecer em Caçapava do Sul, na região do Faxinal (próxima ao entroncamento da BR 153 com a BR 290, a poucos quilômetros da maior unidade da cooperativa, a Graneleiro, que fica no Durasnal).

“Nesse segundo encontro, o tema será outro. Vamos falar da importância da gestão na propriedade rural”, explica o economista chefe da Farsul. Em entrevista, Luz afirmou que a recente queda na cotação da soja faz parte da atividade, mas é preciso que o produtor esteja preparado, tanto em termos psicológicos, quanto em relação ao seu caixa, para enfrentar a mudança de perspectiva.

Segundo ele, na produção agrícola, a gestão é tão importante quanto o conhecimento agronômico. Isso porque, estatisticamente, dentro do mesmo ano (independente de ser um ano de preços baixos ou não) o preço pago pela saca de soja varia 28%. Dessa forma, quem tem gestão e caixa, consegue vender de forma estratégica.

 

Sobre a Cotrisul

A Cotrisul encerrou o ano de 2023 com mais de R$ 1,26 bilhão de faturamento e superou a marca dos R$ 37 milhões em investimentos. Com isso, a cooperativa chega à safra 2024 com capacidade para receber 250 mil sacos diários, entre arroz e soja.

Além do recebimento e armazenagem de grãos, a Cotrisul se destaca pelo beneficiamento de arroz e a fabricação de rações para bovinos, equinos e aves. A cooperativa possui unidades em Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista e Piratini. É parte da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e vinculada à Rede Técnica Cooperativa (RTC).

 

Comentários

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios