ColunasDestaques

O Semáforo da Vida

Por Linda Sanhudo

Por Linda Sanhudo

Em uma sinaleira de trânsito cada cor indica algo a ser feito. A cor verde permite seguir em frente, o amarelo indica atenção, pois o sinal vermelho está prestes a ser acionado, e o vermelho impede de seguir em frente.

Na bandeira do Brasil o amarelo simboliza as riquezas do país e o verde as matas ,nossa rica floresta brasileira.

Existe uma campanha que se chama setembro amarelo, é uma forma de abordar nas escolas o tema suicídio. Essa campanha surgiu com a intenção de mudar os números que indicam o cenário quanto ao suicídio. É uma expansão de ações do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, dia 10 de setembro.

Estou aqui fazendo um comparativo dessas duas cores, e também o seu significado. A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria, o amarelo simboliza o sol, verão, a prosperidade e felicidade. É uma cor que inspira e desperta a criatividade, estimula as atividades mentais e o raciocínio. A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É a cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, a renovação e a plenitude.

Então agora analisando, em um país verde e amarelo, pois essas duas cores juntas trazem um forte significado vida, juventude, crescimento, alegria, esperança que tanto precisamos. Digo isso pois passam os anos e a tendência é que nossa esperança não diminua, pois riquezas o país tem muitas, talvez não tenham descoberto a maneira de usar tantas riquezas então a corrupção cresce ofuscando assim as chances de melhores condições de vida da população. Seguidamente os noticiários nos mostram que pessoas perdem a esperança, a energia, a alegria de viver. Algumas delas são jovens cheios de vigor, como se diz com a vida toda pela frente. Em outros casos são pessoas com mais idade, mas que também deixaram negras nuvens inundarem seus pensamentos roubando- lhes as forças, a vitalidade.

Em meio a tanta informação surgem perguntas sem respostas, espaços deixados que nunca serão preenchidos. Talvez alguém diga vida que segue, sim a vida segue, mas o vazio deixado por aquela pessoa machuca quem perde alguém de forma brutal. Na maioria dos casos os familiares e amigos ficam sem entender, e todos fazem a pergunta que ficou sem resposta – Por quê fez isso? Muitos não percebem o valor real da vida. Outras pessoas que gostariam muito de viver, recebem um dia sem esperar um diagnóstico mostrando quanto tempo lhes resta, então aí aprendem a viver as pequenas coisas, e cada segundo passa a ser valioso, não querem perder nem sequer um momento, e passam a valorizar que mais um dia significa menos um dia. Mais um dia de vida, menos um para ser vivido.

Fica uma incógnita para o resto da vida para aquelas famílias que perderam alguém que amavam muito. As pessoas se fecham com seus pensamentos, problemas, decisões precipitadas, com suas desilusões vivenciadas, guardam mágoas que não conseguem perdoar nem esquecer. E quando parecem não saber que direção tomar, pois em vez de dialogar escolheram se isolar de tudo, e de todos. Os pensamentos confundem as ideias, já não encontram motivo para se alegrar, os dias começam e terminam nublados, sem sol , sem cor, nem brilho. Surge então em sua frente o semáforo da vida. O amarelo lhe ofusca os olhos pois seus dias já não tem quase luz. Então: – Pare, não deixe a dúvida atormentar ainda mais ou lhe tirar a paz. Depois de um dia nublado e chuvoso brilha o sol, as nuvens densas dão lugar ao céu azul e límpido. O vermelho indica perigo, não prossiga um passo sequer, sua vida é valiosa, e custou um preço bastante alto.

Lembre de um amigo de infância, um parente, um pastor, um irmão que a vida te presenteou, poderá não ter seu sangue, mas te compreende como ninguém. Então surge o sinal verde, esperança. Nem tudo está perdido, então busque forças e procure qualquer um desses que surgiram em teu pensamento, isso mesmo. Está com poucas forças? Peça a Deus mais um légua para caminhar, e busque forças, corra até encontrar uma dessas pessoas que te amam muito e então se não se animar a falar apenas deixe ser abraçado. As lágrimas surgirão não importa, não é feio chorar, tenha coragem de seguir vivendo e muitas oportunidades irão surgir á sua frente. E que aos seus dias sejam acrescentadas a vontade de viver, e que sua mente seja limpa de pensamentos que lhe torturavam e talvez queriam roubar seu bem mais precioso …sua vida.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios