DestaquesNotícias

Pareidolia: O fenômeno que permite ver Cristo na nuvem

Manifestação de imagens em superfícies é objeto de estudo psicológico

Uma imagem de Cristo entre as nuvens da Campania, na Itália, surpreendeu muita gente na última semana. A foto tirada pelo chef Alfredo Lo Brutto rodou o mundo e chamou a atenção até dos menos curiosos.

Um grande mistério é como que a imagem se forma nos céus. Um grupo de psicólogos e peritos em imagem e som analisaram o caso e afirmaram, em entrevista ao UOL, que não é diferente de qualquer outra imagem que vemos em nuvens ou sombras.

O fenômeno se chama pareidolia e é uma ativação da memória através dos sentidos. O mais comum é que a visão ative lembranças e a pessoa veja elementos que lhe são familiares. Mas não é o único caso.

– Ela se manifesta em todos os sentidos. O mais comum é a visão, mas se manifesta na audição, visão, olfato e tato. Se, por exemplo, você passa o dedo em uma superfície de madeira e, digamos que ela seja rugosa, jamais vai imaginar que essa textura parece com uma pele de cobra, porque as pessoas não têm o hábito de passar o dedo na pele de cobra – afirmou o especialista Maurício Raymundo de Cunto.

As pessoas religiosas têm mais propensão a viver a pareidolia, segundo o pesquisador Péricles Maranhão Filho. Isso porque a percepção das imagens pode ser uma manifestação de fé.

– Ver o rosto de Jesus em uma torrada diz mais sobre como você está interpretando o mundo do que sobre algo que realmente está na torrada – defende a pesquisadora Sophie Scott.

Por Pleno News

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios