Prefeitura informa que lockdown encerra sábado e que protocolo restritivo de bandeira preta deve voltar a vigorar. Medida ajudou na redução de contaminação, conforme último boletim de saúde do Covid
A Prefeitura de Caçapava do Sul informa que o Decreto do Lockdown vai vigorar até sábado (20), ás 6h, conforme já havia sido informado pelo Prefeito Giovani Amestoy, quando da implantação da medida restritiva a somente funcionamento de itens essenciais e que a cogestão volta a partir de segunda-feira (22).
A redução em quase 90% do fluxo de trânsito de pessoas nas ruas centrais da cidade ou de avenidas comerciais, onde se registravam alto grau de contaminação, conforme mapa da Saúde do Coronavírus no Município, fez com que o resultado aparecesse no 1º Boletim após lockdown, emitido na última quarta-feira (17), demonstrando uma queda de -65 casos novos e cuja expectativa é de mais queda no próximo boletim de sexta, dia 19.
Retorno de demais atividades comerciais, supermercados, restaurantes e lancherias:
De acordo com a Prefeitura, os supermercados deverão voltar a atender com presença de público a partir de sábado (20), mas alerta para que as pessoas evitem todas se deslocar juntas ao mercado, a fim de que se evite grande fluxo e risco de contágio. Para isso, a Prefeitura sugeriu aos responsáveis pelos estabelecimentos que neste fim de semana o atendimento de sábado (20) de manhã seja preferencialmente para idosos e pessoas de risco e que o período da tarde seja para a população em geral. E, que, excepcionalmente neste domingo (21), os mercados deverão abrir para atender melhor a demanda e evitar aglomerações.
Também deverá ocorrer no sábado o retorno das atividades da Bandeira Preta, conforme já sinalizou o Governo do Estado foi Rio Grande do Sul, com retorno de mais atividades com presença de público. O comércio em geral, bancos e lotéricas, assim como salões e clínicas de estéticas, restaurantes e lancherias deverão funcionar conforme protocolo e, de preferência, com agenda, evitando filas de espera e grande fluxo de pessoas.