ColunasDestaques

Quitar o financiamento do veículo compensa?

Por Ivelton Carvalho

Optar pelo financiamento para aquisição do seu veículo pode representar a concretização de um sonho. Muitos assumem este compromisso de longo ou médio prazo em nome deste sonho. Mas em dado momento, alguns se deparam com a oportunidade de quitar o compromisso antes do prazo estabelecido. Mas será que antecipar o financiamento é um bom negócio? Já que trata-se de uma decisão importante que impacta todo o orçamento dos meses seguintes.

Muitas são as dúvidas com relação a quitação de um financiamento, uma delas é se a instituição financeira fornece algum tipo desconto para a antecipação do débito, é muito importante que na hora de assinar o contrato seja verificado esta opção, pois as regras podem variar de uma instituição para outra. Existem também outras opções utilizadas como amortizar parte do débito reduzindo o número de parcelas ou amortizar parte do débito reduzindo prazo.

Uma outra opção bastante interessante que muitas pessoas utilizam é a de pagar antecipadamente as parcelas, ou seja, pagar as últimas parcelas ou como muitos dizem, pagar de trás para frente, esta opção pode ser vantajosa já que os maiores juros obviamente estarão nas parcelas mais distantes.
A decisão de liquidar totalmente ou ir liquidando de forma parcial passa por uma análise da situação financeira atual de cada um, precisam ser analisadas questões como: Se disponho do valor para quitação e não tenho perspectiva de necessidade de utiliza-lo no curto ou médio prazo, se o desconto é vantajoso, entre outras situações. O importante é que a decisão seja tomada após uma boa análise observando quais são as vantagens e as desvantagens.

Comentários

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios