CidadeDestaques

Rede de monitoramento meteorológico tem novo ponto instalado na região

Unidade Contrato, da Cotrisul, recebeu estação da Secretaria de Agricultura do Estado

O monitoramento das condições climáticas na região centro-sul do Rio Grande do Sul será mais preciso em 2024. Isso porque neste mês de dezembro a rede de estações meteorológicas do Estado do Rio Grande do Sul teve mais um ponto instalado na região.

Uma estação meteorológica completa e compacta foi instalada em Santana da Boa Vista, dentro da unidade Contrato, da Cotrisul. O novo equipamento faz parte de um projeto de adensamento do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (SimAgro-RS), ligado à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

Segundo o meteorologista Flávio Varoni, responsável pela região, a estação meteorológica funcionará em conjunto com unidades já instaladas nas Minas do Camaquã e em Canguçu. “A Metade Sul do Estado tem poucas estações. Em 2019 escrevemos o projeto, para aplicar neste adensamento da rede os recursos que haviam sido levantados com as ações do Ministério Público sobre as ocorrências de deriva do defensivo 2,4D”, detalhou.

Com o novo equipamento, os agricultores terão informações mais precisas sobre a temperatura, pressão atmosférica, força e direção do vento e temperatura do solo. Além do monitoramento, o equipamento permite uma previsão mais exata para o clima com até 15 dias de antecedência.

Varoni contou, ainda, que existem duas negociações que devem deixar os dados mais acessíveis para os produtores rurais. Por um lado, a Secretaria deve lançar em 2024 um aplicativo gratuito de acesso ao SimAgro. Por outro, devem avançar as negociações para que as estações da rede estadual sejam integradas com a rede montada pela CCGL e disponível via Smartcoop.

Os associados da Cotrisul podem solicitar acesso gratuito ao aplicativo Smartcoop na própria cooperativa. Por esta plataforma, é possível consultar os dados da estação meteorológica instalada na região do Durasnal, dentro da unidade Graneleiro. O sistema emite, também, alertas relacionados a expansão de pragas e facilita a solicitação de assistência técnica e o gerenciamento das etapas do cultivo.

Sobre a Cotrisul

A Cooperativa Tritícola Caçapavana, Cotrisul, foi criada há 63 anos em Caçapava do Sul. Reúne mais de 4 mil associados ativos, que se dedicam à produção agropecuária na região centro-sul do Rio Grande do Sul.

A Cotrisul tem sede em Caçapava do Sul e unidades em Cachoeira do Sul, Santana da Boa Vista, Piratini e Lavras do Sul. É dedicada ao recebimento de grãos (como soja, arroz e trigo), faz o beneficiamento de arroz e atua na comercialização de sementes, defensivos agrícolas e produtos agroveterinários. Em 2022, a Cotrisul registrou R$ 1,5 bilhão de faturamento e gera cerca de 400 empregos diretos.

Comentários

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios