DestaquesNotícias Gerais

Retorno da Instabilidade e novo alerta

A propagação de um cavado (sistema de baixa pressão atmosférica) em diferentes níveis da atmosfera, além do direcionamento de ar quente e umidade da região Amazônica para o RS em baixos níveis da atmosfera, devem contribuir para formação de nuvens de chuva sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (29). A instabilidade deve se formar sobre as províncias argentinas de Misiones e Corrientes durante a próxima madrugada e avançar pelo estado ao longo do dia. Áreas da Fronteira Oeste, Noroeste e Centro do estado já podem ter pancadas de chuva que podem ser pontualmente fortes e acompanhada de trovoadas entre o final da madrugada e o período da manhã. Entre a tarde e a noite, a instabilidade chega a outras áreas do estado, incluindo a Capital.

⚠️ Há possibilidade de temporais com ventos fortes e granizo de forma muito isolada, sobretudo em áreas da Fronteira do RS com a Argentina, Centro do estado e Norte (regiões próximas a divisa do RS com SC). Além das chuvas, em diferentes pontos do estado, espera-se intensificação dos ventos do quadrante Nordeste com rajadas entre 45/65 km/h (pontualmente mais intensos) ao longo do dia.

➡️ E fique atento! Alguns modelos já indicam a possibilidade de mais temporais com altos acumulados de chuva no RS entre terça e quarta-feira, além de intensas rajadas de vento (entre 70/100 km/h, pontualmente mais altas) em diferentes áreas nesse período. A formação de uma frente fria e a intensificação de um centro de baixa pressão e posterior formação de um intenso e “explosivo” Ciclone Extratropical seriam alguns dos fatores responsáveis pela atmosfera muito instável e com muito vento no estado.

🥶❄️ Depois da jornada com muita instabilidade, a chegada de uma nova massa de ar polar deve trazer o retorno do frio intenso com temperaturas muito baixas entre o Uruguai e o Sul do país entre a próxima quarta-feira e o final de semana. Com relação a esses cenários, amanhã traremos mais informações e alertas com as últimas atualizações.

⏭️ Mapas do WRF 5 km (inicializado com o modelo global GFS) com a projeção de refletividade e de acumulado de chuva (até a noite desta segunda) no RS.

Fonte: Sigma Metereologia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios