
O vereador Antonio Almeida Filho – Lelo (MDB), lançou nesta quinta-feira, dia 29, o aplicativo Cidadômetro. Um aplicativo gratuito para que o cidadão possa reportar e acompanhar em números os problemas da sua cidade, como buracos, entulho e lâmpadas queimadas, etc.… em um mapa georeferenciado. A iniciativa do parlamentar, em termos de Legislativo, é inédita em Caçapava do Sul.
Com apenas alguns cliques, os cidadãos podem registrar e denunciar problemas no município. Basta tirar uma foto do local, que é marcado pelo GPS, e todos, inclusive a Prefeitura, ficam cientes do problema.
– Com essa ferramenta, os cidadãos podem exercer sua cidadania de forma mais efetiva, contribuindo para a melhoria de sua cidade e pressionando as autoridades responsáveis a agir com mais rapidez e eficiência. O celular se tornou um grande aliado na luta por uma cidade melhor e mais justa para todos – ressalta Lelo.
O Cidadômetro foi desenvolvido por TSF Informática, de Uberaba, Minas Gerais e o vereador Lelo, por ser engajado com a sua comunidade, se tornou o Embaixador do aplicativo em Caçapava do Sul.
– Todos conhecem o meu trabalho e sabem que gosto de ajudar a solucionar os problemas que afetam a cidade. Então, ser o Embaixador do Cidadômetro é a oportunidade perfeita para fazermos a diferença e contribuir para uma cidade melhor. Como Embaixador, serei responsável por divulgar o Cidadômetro no município e incentivar as pessoas a utilizarem essa ferramenta poderosa para reportar os problemas que afetam a comunidade – declara o parlamentar.
COMO FUNCIONA
O processo começa com o cadastro do “chamado” através do aplicativo móvel, onde o cidadão escolhe o tipo de problema, tira fotos e confirma a localização no mapa. Isso gera informações precisas e geolocalizadas que são utilizadas para que o vereador Lelo possa acompanhar e buscar a solução do problema, encaminhando para os órgãos competentes, lutando pela cidade para que as demandas sejam atendidas o mais breve possível.
O aplicativo Cidadômetro pode ser baixado no celular para o sistema operacional Android pelo endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cidadometro.cidadometro, no Google Play e também para o sistema iOS no link https://apps.apple.com/br/app/cidad%C3%B4metro/id6449779784
– O Executivo e Legislativo devem atentos às mudanças socioculturais acarretadas pela tecnologia e desenvolver instrumentos de interação digital, pois, embora as redes sociais sejam fortes aliadas nesta transformação, muitas vezes se torna necessário que o usuário busque dados específicos e participe da comunidade local para ter acesso às informações atualizadas e pertinentes ao município – declara o vereador Lelo.







