ColunasDestaques

Amizade profunda

Por pr. Izar Andrade

Disse Jesus: Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. (João 15:13)

É muito comum hoje em dia chamarmos as pessoas de amigos. Ao acessarmos as redes virtuais constatamos essa verdade. É preciso ter muito cuidado para não fazermos da palavra “amigo” algo tão banal. As coisas devem ser chamadas pelo seu nome. Precisamos saber que há formas de egoísmo que são chamadas de amizade. A esperança de que vários “amigos” curtam a nossa frase ou figura postada é uma delas. Há também relacionamentos humanos, muito dignos e nobres, que, porém, não chegam à nobreza da amizade. Não chegam a ser amizade. Contudo, chamamo-nos de amizade. Isso são formas de desvalorizar o riquíssimo vocábulo “amigo”.

É comum identificarmos o amigo com uma simples pessoa conhecida: com quem nos relacionamos com freqüência, mas apenas superficialmente. Não raro, confundimos o amigo com o colega de classe, de trabalho. Igualmente, confundimos a amizade com o bom relacionamento. Compartilhamos estudos, gostos. Confundimos amigo com o colaborador, com o camarada…

Todo amigo é querido. Mas nem todo que é querido é amigo. Todos os amigos se ajudam. Contudo, nem todos os que se ajudam são amigos. O amor de ajuda pode não ser correspondido. Pode tratar-se de uma ajuda meramente externa ou material, sem chegar à intima comunhão espiritual. O relacionamento entre quem ajuda e quem é ajudado é louvável e evangélico. Entretanto, não chega a ser sublime como o dos amigos.”

Enfim, temos ainda muito a aprender com Jesus Cristo. Este, sim, é amigo de verdade. Ele nos ama a ponto de ter se esvaziado da sua glória e se entregado para morrer em uma cruz pela nossa salvação e não há nada maior do que isto. Quando somos amigos de uma pessoa não enjoamos de conversar, não acaba o assunto, deixamos de fazer as coisas de nosso interesse para estar junto e aprendemos a respeitar as diferenças de opinião e até ceder à vontade do próximo

Você pode ter grandes amizades, mas um só morreu por você que foi Jesus o verdadeiro amigo! Esta foi a grande prova de amizade que Jesus nos deu, retribua entregando sua vida para Ele.

 

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios