DestaquesNotícias Gospel

Frequência à igreja aumenta após assassinato de Charlie Kirk, especialmente entre os jovens, diz líder de grupo de evangelismo

Alguns pastores relataram ter visto um aumento na frequência à igreja após o assassinato de Charlie Kirk, principalmente entre os jovens adultos, alguns dos quais não frequentavam um culto há anos.

JP De Gance, fundador e presidente da Communio, um ministério que ajuda igrejas a evangelizar melhor e expandir suas capacidades de alcance, acredita que a mensagem de Kirk inspirou muitos jovens a vivenciar a fé cristã por meio de uma comunidade eclesial. 

“[Houve] muitos comentários informais de igrejas na Pensilvânia, Ohio, Michigan, Illinois e Condado de Douglas, Colorado, relatando que viram um aumento [na frequência] nos últimos dois domingos”, disse De Gance ao The Christian Post. 

“Há uma igreja em Michigan que disse que vários jovens adultos que foram criados na igreja, mas que não frequentavam a igreja e que as pessoas não os viam há anos, voltaram a aparecer.”

A Communio, que atende cerca de 400 igrejas em todo o país, recebeu relatos de aumento de frequência de várias denominações religiosas, incluindo igrejas anglicanas, não denominacionais e católicas. 

Especulando sobre o motivo pelo qual a morte de Kirk, que foi manchete no mundo todo, pode ter sido a força motriz para levar os jovens a frequentar a igreja, De Gance disse que talvez alguns tenham começado a fazer um balanço de suas vidas depois de ouvir que alguém na sua faixa etária havia morrido de forma violenta.

Muitos jovens, especialmente na faixa dos 20 anos, muitas vezes acreditam que ainda têm muito tempo pela frente antes de morrer, explicou De Gance. O assassinato de Kirk, no entanto, parece ter levado jovens de todo o país a reavaliar suas vidas e a buscar uma comunidade cristã.

Kirk, líder e cofundador do grupo conservador Turning Point USA e TPUSA Faith , tinha apenas 31 anos quando foi morto a tiros na Universidade de Utah Valley, em 10 de setembro, durante uma sessão de perguntas e respostas com o público, momentos depois de ser questionado sobre tiroteios em massa envolvendo indivíduos que se identificam como transgênero. O suposto suspeito é Tyler Robinson, de 22 anos . 

De Gance também acredita que mais jovens estão começando a saber quem foi Kirk e o que ele tinha a dizer sobre casamento , família e viver para Cristo, crenças que supostamente foram a razão pela qual Robinson o escolheu como alvo. 

“E acho que isso causa um nível de introspecção”, disse o fundador da Communio ao CP. “Acho que isso faz com que as pessoas se perguntem: ‘Para que estou vivendo agora?’”

Apesar do aumento relatado na frequência aos cultos em diversas igrejas, De Gance incentiva os líderes religiosos a implementar planos para garantir que aqueles que frequentaram a igreja pela primeira vez ou após uma longa ausência continuem a fazê-lo e se envolvam mais. 

Embora as igrejas devam compartilhar o Evangelho, De Gance sustentou que a melhor maneira de fazer isso é quando há uma “relação de confiança entre o ouvinte e o apresentador”.

“Nossa mensagem para as igrejas é apenas: como podemos ser atenciosos ao criar aquele ambiente onde a confiança e a comunidade autênticas podem existir, para que vocês possam compartilhar o Evangelho de forma mais eficaz?”, ele perguntou. 

O fundador da Communio aconselhou as igrejas a desenvolverem um plano para incluir os recém-chegados e as pessoas que retornam à igreja em outras atividades fora dos cultos. 

“Por exemplo, algumas de nossas igrejas organizam atividades sociais que não são muito didáticas para jovens adultos. Algo tão simples como frisbee ou kickball, ou algo divertido para as pessoas se envolverem e formarem relacionamentos”, disse De Gance. 

Outras atividades que ele sugeriu que poderiam manter as pessoas envolvidas com a igreja e a comunidade religiosa incluíam noites de jogos de tabuleiro ou eventos sociais voltados para pais jovens. 

“Onde há uma autêntica comunidade interpessoal, num contexto de diversão lúdica, relacionamentos significativos podem se formar. E, nesse contexto, o testemunho pode ser compartilhado”, disse De Gance. “Nesse contexto, você pode aprender a história de alguém, e as pessoas que comparecem à igreja sentem que conheceram alguém, que a igreja está interessada nelas.”

“E que eles estão encontrando um lugar ao qual pertencem.” 

No início deste mês, o Barna Group divulgou dados sugerindo que os frequentadores da Geração Z frequentam os cultos com mais frequência do que seus pares das gerações mais velhas. O grupo obteve os dados de 5.580 entrevistas online realizadas de janeiro a julho. 

Após examinar os padrões de frequência à igreja entre 3.579 adultos frequentadores, o grupo constatou que a taxa média de frequência era de 1,6 vezes por mês. Esse número subiu para 1,9 vezes por mês entre a Geração Z. 

Barna também examinou dados coletados de 132.030 adultos dos EUA, desde janeiro de 2000 até julho deste ano, e descobriu que as taxas de frequência mensal à igreja entre os dois grupos mais jovens de adultos americanos quase dobraram de 2020 a 2025. 

No entanto, outra análise da frequência à igreja do relatório EUA 2025 da Sociedade Bíblica Americana descobriu que a Geração Z está significativamente menos envolvida com a igreja do que seus colegas mais velhos.

Os subgrupos analisados ​​para o relatório incluíram a Geração Z, os millennials nascidos entre 1982 e 1996, a Geração X nascida entre 1965 e 1981, e os baby boomers e idosos nascidos em 1964 ou antes. 

Com base em uma avaliação que fez cinco perguntas aos entrevistados para medir o envolvimento na igreja, o relatório descobriu que apenas 35% dos participantes adultos da Geração Z concordaram ou concordaram fortemente que “No ano passado, tive oportunidades de aprender e crescer na minha fé”.

Enquanto isso, 46% dos millennials, baby boomers e idosos concordaram ou concordaram fortemente que tiveram oportunidades de crescer na fé, junto com 48% dos entrevistados da Geração X. 

Com informação de Christian Post

Comentários

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios