A tendência para o início desta semana no Rio Grande do Sul, de acordo com Boletim Agrometeorológico nº 35/2024, publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) é de tempo estável entre nuvens. O boletim é produzido em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Na segunda-feira (02/09) o tempo deve permanecer estável, apesar do aumento da nebulosidade (cumulus e stratucumulus) sobre o estado, com as temperaturas voltando a subir de forma gradual. Não obstante, ainda pela manhã, haverá um pequeno risco de geada na Região dos Campos de Cima da Serra. Na terça-feira (03/09)o Jato de Baixos Níveis deverá voltar a atuar sobreo Rio Grande do Sul de forma mais intensa a partir da madrugada, transportando ar quente e úmidoda Região da Amazônia, aumentando a nebulosidade sobre o estado. Apesar disso, o risco de geada permanecerá sobre a Região dos Campos de Cima da Serra e o tempo, na maioria das regiões, seguirá estável com temperaturas em elevação entre a manhã e a tarde. Na quarta-feira(04/09), com o avanço do anticiclone sobre a Província de Buenos Aires e o Uruguai, o tempo deve permanecer estável com um leve declínio nas temperaturas no decorrer do dia.
O prognóstico de chuva para os próximos dias indica baixos volumes concentrados na metade sul do Rio Grande do Sul. As maiores precipitações estão previstas para o extremo sul, com acumulados de até 20 mm. Já nas regiões da Campanha, Serra do Sudeste, Litoral e Região Metropolitana, os volumes não devem ultrapassar 10 mm.