DestaquesNotícias

Projeto de vereador evangélico é aprovado na Câmara

Por Marcelo Marques

Na terça-feira, dia 14, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul aprovou Projeto de Lei de autoria do Vereador Dairam Lima (MDB), que “Institui a Política Municipal de Prevenção ao uso de Drogas, Álcool, Tabaco, Bullying, Depressão e Automutilação nas Escola”, denominado Programa Previnir.

Para criar o projeto, o vereador que é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, se reuniu com representantes escolas, CRAS, CREAS, CIPP, Brigada Militar, Polícia Civil e outros órgãos.

O programa tem o objetivo de desenvolver ações de promoção e atenção à saúde. Um estudo sobre a percepção e as práticas de saúde dos enfermeiros atuantes no PSE, realizado no Município de Juazeiro do Norte (CE), também apontou que a interação entre educação e saúde é uma estratégia eficaz na prevenção do uso de álcool e drogas entre os adolescentes.

Uma pesquisa, realizada em Escolas públicas participantes do PSE do Município de Florianópolis, ressaltou a importância de articular o trabalho de integração saúde-educação com a Estratégia Saúde da Família (ESF), para envolver a família do adolescente e a comunidade onde a escola se insere.

Dairam Lima ressalta que o foco das ações é a criação de um vínculo entre a pessoa que usa drogas e o serviço de saúde. Na escola, cabe ao professor promover espaços de diálogo sobre o tema, com informações realistas sobre as drogas legais e ilegais.

O projeto deve funcionar na prática com um grupo de trabalho, composto por profissionais capacitados, que irão capacitar e treinar uma turma por escola, para serem os multiplicadores dentro do educandário.

– Estou contente com a aprovação do projeto, que idealizei desde o primeiro dia que entrei na Câmara, onde agora posso dar a minha contribuição como Legislador nesta área que sofri na pele e hoje estou recuperado das drogas e do vício. Como eu passei por esses problemas e agora estou salvo, quero dar a minha contribuição para salvar mais pessoas, e o caminho mais correto para isto é a prevenção dentro da escola – declarou o vereador Dairan.

O projeto recebeu uma emenda do vereador Boca Torres (PT), que incluiu a prevenção da gravidez na adolescência.

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios