ColunasDestaques

Agora é obrigatório em todo o Brasil

Por Ivelton Carvalho

O uso da placa Mercosul em todo o Brasil passa a ser obrigatória a partir do dia 31 de Janeiro. Este é o prazo estipulado na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que as unidades federativas do país devam utilizar o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV).

O padrão de emplacamento Mercosul será obrigatório para carros com o primeiro emplacamento ou em caso de troca da identificação, com mudança de município ou unidade federativa. Placas que forem amassadas em acidentes de carro ou em casos de furto e roubo também precisam ser trocadas e, neste caso, serão reemitidas conforme o novo padrão. Motoristas que não se enquadram nas situações, mas desejam ter o veículo com a nova placa, podem fazer q troca.

A placa do Mercosul terá 4 letras e 3 números, o inverso do modelo em vigor atualmente, com 3 letras e 4 números. Também muda a cor de fundo que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomático e prateado para veículos de colecionadores.

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios