Após reunião realizada em Brasília no mês de maio, com o chefe de gabinete da presidência do INSS e no Ministério da Previdência Social, onde buscou informações sobre a retomada do atendimento presencial e a realização de perícias médicas no município, o vereador obteve a informação que na cidade de Santo Augusto/RS, a única na região sul do Brasil, está sendo implantado esse projeto-piloto entre outros 9 municípios do país.
Teixeira foi recebido pela Prefeita, Lillian Depierre e o Vice-Prefeito, Vanderlei Martins, no Gabinete do Centro Administrativo Municipal, na tarde de quarta-feira (08/06), acompanhado dos assessores, Caio Oliveira e Daniel Miranda, para buscar mais informações sobre o termo de cooperação entre o município e o INSS.
O objetivo do encontro foi conhecer, verificar e trazer como modelo este projeto-piloto de perícias médicas a distância do Escritório do INSS implementado em Santo Augusto no mês de abril.
Como acontece na maioria dos municípios, Caçapava do Sul sofre com a ausência desse serviço, onde a cidade mais próxima para esse tipo de atendimento é Santa Maria, distante 100 km.
A Prefeita Lillian destaca que: “após dois meses de atendimento observamos um grande número de pessoas atendidas e a importância dessa conquista para o nosso município e torcemos para que outros também possam aderir. Se não houvesse este projeto-piloto, estas pessoas teriam que se deslocar para o município do Ijuí para realizar esses atendimentos”.
De acordo com dados fornecidos pelo município, neste período já foram realizadas 52 perícias médicas, uma aposentadoria e mais de 450 atendimentos.
Teixeira, acompanhado pela prefeita, estiveram no escritório onde está funcionando o atendimento do INSS. O imóvel possui sala de espera, banheiros e uma sala com equipamentos de informática e internet, onde uma servidora municipal, que recebeu treinamento específico para realizar o atendimento, conecta os pacientes com médicos credenciados, a partir de um dispositivo de altíssima precisão que permite realizar diversos exames físicos remotamente, fornecido pelo INSS através do termo de cooperação.
“Iremos levar as informações ao prefeito Giovani Amestoy, para que possa implantar o quanto antes em nosso município este projeto, pois acreditamos que é uma demanda importante e necessária para toda comunidade caçapavana”, finalizou Teixeira.