DestaquesSaúde

Número de transplantes no RS aumenta em 20% nos últimos três anos

O número total de transplantes de órgãos, tecidos e medula, registrados no Rio Grande do Sul teve um crescimento de 20% nos últimos três anos. Dos 1354 procedimentos feitos em 2021, o número saltou para 2240 em 2023.

Esse e outros dados foram apresentados em balanço da Central Estadual de Transplantes, vinculada ao Departamento de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta terça-feira (27/02), no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Na oportunidade, também foi anunciado que o RS ocupa o 5º lugar no ranking dos estados com maior número de doações no Brasil. Em 1º lugar está São Paulo, em 2º, Minas Gerais, em 3º Rio de janeiro, e em 4º, o Paraná.

A secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa lembrou “do sentimento triste que tivemos no período da pandemia, com quedas muito significativas nos transplantes, então aumentar 20%, é algo significativo”. Ela valorizou o fato de que “certamente tem vidas por trás disso, famílias por trás disso que tem aí o seu ente querido”.

A diretora da Central Estadual de Regulação, da SES, Suelen Arduin informou que O RS registrou o maior número de notificações de mortes encefálicas desde 1996, totalizando 838 notificações e destes 285 se tornaram doadores efetivos. “Tivemos um aumento significativo nos transplantes realizados de rim e coração, respectivamente aumento 27% e 33% e estes resultados só foram obtidos em prol do “ Todos pela Causa” com os parceiros como instituições e entidades governamentais e não governamentais, Poder Judiciário, Ongs e também com a dedicação da equipe da Central de Transplantes do RS”.

Conforme o Assessor Técnico da CET, James Cassiano, entre os fatores que levaram ao crescimento do número de transplantes está o entendimento, o conhecimento e o próprio engajamento da sociedade que já tem consciência da importância do consentimento familiar na hora difícil. Ele também citou a capacitação e habilitação dos profissionais da área da saúde para a realização dos procedimentos e o atendimento humanizado que tem sido preconizado dentro dos hospitais do Estado na abordagem dos familiares. “Eu também atribuo muito isso, às campanhas que a central realiza como a campanha “O amor vive”, que mobilizou a sociedade no ano passado”, afirmou.

O cirurgião torácico José Camargo, que também é diretor do Centro de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer, do Complexo Santa Casa, participou do evento e frisou que para aumentar a captação de órgãos tem que haver mais notificações de mortes encefálicas. “São notificadas menos de 70% das mortes encefálicas e com essa subnotificações estamos negando à família o direito de se manifestar “, afirmou.

 

Homenagem

Um paciente transplantado de pulmão, professor Edelbert Kruger foi homenageado pelos presentes e recebeu a camisa da campanha “O Amor Vive – seja um doador de órgãos”. Na oportunidade, o professor disse que é um lutador pela causa da doação desde que saiu da sala de cirurgia. “Somos todos doadores de órgãos “, disse em tom emocionado.

 

 

 

Plano Estadual de Transplantes

Durante o evento foi apresentado o Plano Estadual de Doação e Transplantes do RS, 2024-2027, trazendo todas as perspectivas e metas para este triênio.

“Esse plano faz um alinhamento no processo dos transplantes do estado, concede uniformidade ao processo, onde todos os envolvidos podem trabalhar da mesa maneira com a mesma equidade e qualidade do serviço”, avalia James Cassiano.O objetivo é vencer o desafio de atender a demanda por transplantes e os dados ressaltam a necessidade contínua de preencher a lacuna entre a oferta e a demanda de órgãos no estado.

Novo site

Foi divulgado, ainda, o novo site da Central de Transplantes que entrou no ar recentemente e pode ser acessado em https://saude.rs.gov.br/transplantesrs

 

Confira :

– Resultados da Central de Transplantes 2023

– Plano Estadual de Doação e Transplantes

– Acesse aqui mais informações sobre transplantes

Comentários

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios