ColunasDestaques

Deus é fiel – Minha experiência missionária – Parte II

Por Mairo Menezes

Conforme descrevi no artigo anterior a maravilhosa obra que Deus tem realizado em minha vida por meio da experiência missionária prosseguimos com os relatos da fidelidade do Senhor.

Deus aproxima as pessoas de acordo com seu plano perfeito, entre os meses de abril de 2012 e agosto de 2014 orei ao Senhor para que enviasse para Caçapava do Sul uma Comunidade Terapêutica para recuperação de dependentes químicos. Nesta época eu (por milagre) estudava Direito na Urcamp na cidade de São Gabriel e orava para que Deus enviasse um motorista com autoridade da parte do Senhor para conduzir o veículo que realizava o transporte até a faculdade.

O Eterno Deus foi muito generoso comigo respondendo minhas petições. Note o leitor como as coisas acontecem no Plano Espiritual antes de se manifestarem no Plano material. Relacionado ao motorista o Senhor enviou um homem que vestia uma camiseta com um dizer “Sou Cristão e não me envergonho” questionei o mesmo para saber se ele era Cristão mesmo ou somente sua camiseta ao que ele sorriu e disse:

– Sou Cristão sim, não é só a camiseta. Ao que eu falei:

– Pois bem, durante o intervalo virei aqui na van para orarmos juntos em ações de graças posto que, tua pessoa é resposta das minhas orações a Deus. Assim procedi, no intervalo fui orar com aquele homem e descobri que ele se chamava Josué Salgueiro e era Pastor no Ministério Rio de Vida e ele já ouvira sobre o meu testemunho, porém, não me conhecia pessoalmente até aquele determinado momento.

Você pode estar se perguntando, o que isso tem que ver com missões? Tudo.

Deus aproxima pessoas com um propósito bem definido sempre, você deve estar atento aos sinais que Ele vai te dando ao longo do caminho. Acontece que, a esposa do Pastor Josué Salgueiro tinha uma amiga que conhecia a esposa do Pastor Daniel Lima Duarte. Tremendo né? E durante um velório para os lados de Porto Alegre, ambas as três irmãs em Cristo se encontraram e no meio da conversa surgiu o assunto que um determinado irmão chamado Mairo Menezes de Caçapava do Sul estava pedindo uma doação de uns colchões para iniciar um trabalho de recuperação de dependentes químicos na sua cidade. Na verdade eu não estava querendo doação de colchões, eu estava orando para que Deus mandasse um homem da parte d’Ele para levantar um trabalho de recuperação. O assunto dos colchões foi o sinal que Deus usou para que, por meio do Pastor Josué eu viesse conhecer o Pastor Daniel Lima Duarte que pouco tempo depois deste encontro fundou a Fazenda de Recuperação de Dependentes químicos em Caçapava do Sul no ano de dois mil e quatorze.

Mais uma vez você pode estar se perguntando: O que isso tem que ver com missões? Tudo.

Uma parte do trabalho do Pastor Daniel consiste em realizar tendas evangelísticas e por meio destas evangelizamos praticamente todos os bairros de Caçapava do Sul e determinadas regiões dos municípios vizinhos.

Outro sinal que Deus me deu a respeito de fazer missões foi por meio da amizade que surgiu entre minha esposa e a missionária Elisama Brito e por meio dela conhecemos a missionária Sheila Alvarado tendo início nossa experiência missionária internacional. Mais uma vez se pode ver Deus aproximando pessoas com um propósito bem definido.

Na primeira vez que fomos ao Peru vivemos experiências muito intensas convivendo com pessoas extraordinárias que fazem esforços fora do normal para realizarem a obra de Deus e levar sua palavra até aos confins da terra.

O “Hermano Davi” levou-me para pregar numa praça chamada “San Martin” em pleno centro de Lima. Este local é o ponto de encontro de uma multidão formada por pessoas discutindo política, músicos tocando e cantando divulgando seus trabalhos, mendigos e filósofos. É algo muito interessante. Um fato que fortaleceu minha fé ocorreu enquanto eu tocava e pregava a Palavra de Deus os filósofos vieram para volta e a cada palavra minha levantavam objeções e questionavam, criticavam etc. Foi uma experiência muito rica e ao mesmo tempo um desafio que exigiu sabedoria da parte de Deus para conseguir não envolver-me em discussões de palavras que não levam a nada – como descreve a Palavra. Alguns escutaram e aceitaram outros discutiram comigo e depois entre si e quando começavam a discutir entre si virava uma confusão em meio aos gritos e altas vozes. Eu e Hermano Davi nos movíamos um pouco do local onde estávamos e seguíamos pregando para aqueles mais sensíveis à Palavra, onde alguns decidiam aceitar a Cristo ao que orávamos e orientávamos a buscar uma igreja.

Auxiliamos em um retiro de jovens onde foi muito lindo ver Deus fazendo sua obra na vida daqueles jovens em meio aquele cenário de rochas Andinas. Este retiro foi realizado com muito poucos recursos, muito diferente de nossa realidade em Caçapava do Sul, mesmo assim foi possível ver Deus trabalhando tremendamente. Neste evento reforcei ainda mais um posicionamento que tenho para minha vida: Jamais devemos deixar de realizar algo por que os recursos são poucos, o que devemos fazer é usar de criatividade e ter fé que Deus proverá o que for preciso para que ocorra o evento.

Apoiamos as igrejas locais no trabalho com crianças, por meio da música, do evangelismo pessoal e de rua juntamente ao pastor Herbert Dias um brasileiro (belenense) que fazem cerca de oito anos que vive em Lima plantando igrejas.

Uma descoberta muito significativa para mim foi o fato de entender a importância do ministério de presença – só ouvia falar deste por meio da Portas Abertas – indo até as Igrejas locais o nde se encontram nossos compatriotas em missão. É possível verificar a importância deste trabalho, e como esta atitude fortalece os irmãos que estão distantes do seu país de origem levando o Evangelho ao mundo.

Mais uma vez desejo bradar ao leitor: Deus é fiel. Confia, espera, fique atento, Deus continua falando aos homens ainda hoje.

Se Deus  quiser segue no próximo artigo.

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios