ColunasDestaques

Quando as profecias políticas não acontecem

A Bíblia inclui falsos profetas e verdadeiros profetas cujas palavras se revelaram falsas.

Por Craig Keener – christianitytoday

Profecia é dizer o que Deus diz, o que é mais frequentemente sobre predizer do que predizer.

Às vezes, entretanto, as profecias predizem o futuro. No final de outubro, Pat Robertson declarou que tinha ouvido o Senhor: “Sem dúvida, Trump vai ganhar a eleição”. Para crédito de Robertson, Trump se saiu muito melhor do que o esperado. Com os 70 milhões de votos de Donald Trump, supostamente o segundo maior total da história dos Estados Unidos, podemos pensar que Robertson de fato ouviu alguma coisa. Mas ele entendeu a história toda?

Em algumas eleições, as profecias são mais de 50/50 suposições. Em 2016, Jeremiah Johnson, pastor e profeta, previu com precisão o primeiro mandato de Trump, mesmo antes de ele emergir como líder nas primárias republicanas. Robertson não foi o único a ver outra vitória do presidente em 2020. A maioria das profecias públicas, incluindo as de Johnson, ficou do lado de Trump, às vezes mencionando uma eleição disputada.

Mas mesmo alguns que votaram em Trump achavam que Deus estava dizendo que Biden venceria desta vez. Ron Cantor, um líder messiânico baseado em Israel, disse que ouviu duas vezes de Deus que Biden venceria por causa da idolatria de Trump pela Igreja. Ele disse aos seguidores : “Mesmo que um milagre acontecesse e [Trump] fosse, de fato, reeleito, o que parece menos provável a cada hora que passa, provando a verdade dos outros profetas, o aviso aqui permanece o mesmo.”

Se os resultados da eleição se mantiverem apesar das recontagens e contestações do tribunal, todos aqueles que previram a vitória de Trump foram falsos profetas?

Erros na profecia não tornam todos os que se enganam em falsos profetas, assim como os erros no ensino não tornam todos os que se enganam em falsos mestres. Mas existem falsos profetas – até mesmo os cessacionistas, que não acreditam que o verdadeiro dom de profecia é para hoje, concordam que sim.

Quer venham de falsos profetas ou não, profecias erradas muito públicas arriscam grande desonra para o nome de Deus e devem ser tratadas com especial seriedade. Pessoas que já zombam dos cristãos podem encontrar mais motivos para o ridículo. Deuteronômio 18 adverte contra profecias equivocadas, embora profetizando “presunçosamente”; a palavra hebraica normalmente envolve rebelião insolente (como em Deuteronômio 1:43 e 17:13).

“Se o que um profeta proclama em nome do Senhor não acontece ou se torna realidade, essa é uma mensagem que o Senhor não falou”, diz Deuteronômio 18:22. “Esse profeta falou presunçosamente, então não se assuste.”

Ouvindo de Deus
No entanto, mesmo a verdadeira profecia pode ser mais confusa do que muitos de nós gostaríamos. Na Bíblia, os verdadeiros profetas muitas vezes agiam de maneiras que outras pessoas consideravam excêntricas (Jr 19:10; Atos 21:11), e seus contemporâneos às vezes os consideravam mentalmente instáveis ​​(2 Reis 9:11; Jer. 29:26; João 10:20).

Em contraste com as profecias sobre os propósitos de longo prazo de Deus, a maioria das profecias na Bíblia sobre seus propósitos de curto prazo são condicionais, sejam ou não declaradas como tais. Assim, os “mais quarenta dias e Nínive será destruída” de Jonas (Jonas 3: 4) não se cumpriram na geração de Jonas porque Nínive se arrependeu.

Jeremias explica esse processo claramente: “Se, a qualquer momento, eu anunciar que uma nação ou reino será arrancado, derrubado e destruído, e se essa nação que avisei se arrepender de seu mal, então cederei e não infligirei a ela o desastre Eu tinha planejado. E se em outro momento eu anunciar que uma nação ou reino deve ser edificado e plantado, e se ele fizer mal aos meus olhos e não me obedecer, então reconsiderarei o bem que pretendia fazer por ele ”(Jer . 18: 7–10). As perspectivas de como a profecia condicional funciona variam. Minha própria opinião é que Deus conhece de antemão as escolhas humanas ou resultados finais, mas ele também acomoda as pessoas com limite de tempo dentro do tempo.

Da mesma forma, às vezes Deus adia os resultados prometidos. Elias profetizou a destruição da linhagem de Acabe (1 Reis 21: 20–24). Mesmo assim, depois que Acabe se humilhou, Deus disse isso a Elias em particular porque Acabe se humilhou. Não vou trazer esse desastre enquanto ele estiver vivo. Em vez disso, vou trazê-lo para sua casa no tempo de seu filho (21:29). Da mesma forma, Deus comissionou Elias com três tarefas (1 Reis 19: 15–16). Elias cumpriu diretamente uma delas – chamar Eliseu. Os outros dois foram cumpridos por Eliseu e por um profeta que ele por sua vez comissionou. A maior parte da missão foi cumprida por outra pessoa.

Freqüentemente, as profecias bíblicas indicam mais sobre o quê do que sobre quando . Por exemplo, os dois primeiros capítulos de Joel descrevem uma invasão iminente de gafanhotos em termos do dia do Senhor, o tempo de Deus para julgar. O último capítulo, no entanto, parece descrever uma invasão real no dia final do julgamento de Deus (3: 9-17, especialmente o versículo 14). Ou seja, nas profecias, eventos mais próximos podem prenunciar os posteriores, sem se preocupar em especificar o tempo entre eles. Os cristãos veem as profecias do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias desta forma: Ninguém reconheceu de antemão que Jesus viria duas vezes.

Mas a maioria das profecias sobre as eleições nos EUA eram condicionais? Ou eles estavam simplesmente errados? Afinal, qualquer pessoa pode dizer: “O resultado da eleição será tal e tal – desde que um número suficiente de pessoas votem em tal e tal.” (Dadas as probabilidades contra Trump, entretanto, as profecias de sua eleição foram um tanto ousadas.)

Ouvindo nossos próprios ecos
Mas mesmo pessoas piedosas às vezes podem interpretar mal o que ouvem. Nem todo mundo sempre ouve a Deus tão claramente quanto Moisés, face a face (Números 12: 6-8). Natã teve que corrigir a garantia que havia dado a Davi depois que o Senhor falou com ele (2 Sam. 7: 3-5). Até mesmo profetas piedosos da corte como Nathan podem fazer suposições erradas em tempos de favor.

Esse problema, entretanto, não se limita aos profetas da corte. Quando João Batista ouviu que Jesus estava curando pessoas, ele questionou sua identidade (Mat. 11: 2–3; Lucas 7: 18–20). Provavelmente João fez isso porque antes ouviu de Deus que aquele que viesse batizaria no Espírito e no fogo (Mt 3:11; Lc 3:16). Pelo que João sabia, Jesus não estava batizando ninguém no fogo. O que João ouviu de Deus estava certo, mas a inferência de João estava errada porque ele, como todos os profetas, tinha apenas uma parte do quadro maior.

Não apenas todas as profecias são parciais, mas, o que é mais perigoso, às vezes podemos confundir nossa interpretação errada com a mensagem de Deus. Alguns de nós talvez se lembrem de momentos em que oramos pelo cônjuge ou emprego certo; quanto mais envolvidos emocionalmente estivermos em uma decisão, mais difícil será pensar e ouvir com clareza.

Pode ser por isso que Lucas se abstém de chamar o discurso guiado pelo Espírito em Atos 21: 4 de “profecia”. Os amigos de Paulo disseram-lhe “pelo Espírito” para não ir a Jerusalém. No entanto, Deus já havia dito ao próprio Paulo para ir a Jerusalém (o provável significado de Atos 19:21). Os amigos de Paulo ouviram corretamente que ele sofreria em Jerusalém (20:23; 21:11), mas inferiram erroneamente a partir dessa informação que ele não deveria ir para lá (21: 12-14; ver também 2 Reis 2: 3-5, 16- 18). A subjetividade é confusa, mas enquanto precisarmos da sabedoria do Senhor, temos que viver com alguma subjetividade.

Este é o caso porque toda profecia é “em parte”, assim como os professores “sabem em parte” (1 Cor. 13: 9). Até que Jesus volte, nosso conhecimento é limitado e parcial (vv. 9-12). Dizer que todas as profecias que entraram na Bíblia são perfeitas não significa que nenhum dos servos de Deus jamais proferiu profecias imperfeitas. É por isso que Paulo insiste que cada profecia deve ser avaliada (1 Coríntios 14:29). Ele nos avisa para não apagar o Espírito ou desprezar as profecias; em vez disso, devemos testá-los, mantendo o que é bom e rejeitando o que é mau (1 Tes. 5: 19-22).

Certos ensinamentos populares tornaram muitas profecias contemporâneas ainda mais problemáticas. Acredito que os excessos no ensino de “confissão positiva” introduziram uma grande fonte de erro potencial em profetizar. Mesmo muitos círculos hoje que repudiam a teologia do “nome e clama” agora se envolvem em “declarações proféticas”. Algumas dessas declarações pretendem ser afirmações de fé. Afinal, Jesus nos convida a comandar até mesmo montanhas pela fé (Marcos 11:23). Mas a fé é tão boa quanto seu objeto, que Jesus no versículo anterior especifica como Deus (v. 22). As “declarações” proféticas são vazias, a menos que sejam autorizadas e dirigidas por Deus. Como diz Lamentações: “Quem pode comandar e fazer com que seja feito, se o Senhor não ordenou?” (Lam. 3:37, NRSV).

Ouvindo coisas diferentes
As pessoas mais proeminentes que afirmam falar por Deus nem sempre estão certas, mas isso não significa que Deus não fale. Em 2008, um ministro etíope que nada sabia sobre mim profetizou com exatidão sobre meu filho e que eu estava escrevendo dois grandes livros. O que me confundiu foi que ele disse que meu segundo livro seria maior que o primeiro. Eu esperava que meu comentário de Atos saísse primeiro; acabou tendo mais de 4.000 páginas. Embora parcialmente impressionado, pensei que Mesfin estava errado sobre um livro maior. Mas meu livro de milagres, que acabou tendo apenas 1.100 páginas, acabou saindo antes do meu comentário sobre Atos. Mesfin estava certo e eu errado.

Este ano, muitos cristãos ouviram os líderes profetizarem que Trump venceria novamente a eleição. Alguns, como Jeremiah Johnson, continuam a afirmar que sua profecia acabará se revelando verdadeira. Outros, como Kris Vallotton, pediram desculpas publicamente. Por enquanto, muitos decidirão que a profecia foi contingente, mal cronometrada ou, mais provavelmente, errada.

Embora eu não tenha apoiado Trump, sou alguém que deseja ver as profecias divinas comprovadas e pode entender a decepção.

Não sou profeta, mas meus próprios sonhos me deram dúvidas. Por exemplo, em março de 2016, oito meses antes da eleição, sonhei que Trump poderia ser como o Jeú bíblico (2 Reis 10: 28–31) e precisava de arrependimento. Em maio de 2016, sonhei que Deus estava zangado com os (futuros) maus tratos de Trump às crianças refugiadas. Mais tarde, sonhei com suas palavras provocando motins raciais. Após a eleição de 2016, escrevi em meu diário: “Eu me pergunto por que, quando tive esses pesadelos com ele, muitos outros não estão vendo a mesma coisa”. No ano seguinte, sonhei que estava alertando os apoiadores de Trump sobre uma reação adversa: “Você semeou o vento e colherá o vendaval” (de Oséias 8: 7).

Não consegui afastar esses sonhos, embora muitas pessoas que eu respeitasse apoiassem o presidente, e por motivos que entendi. Às vezes, minha própria perspectiva vacila, já que sou pró-vida e aprecio o respeito do presidente pelos evangélicos. Em agosto deste ano, sonhei que Trump perdeu a eleição de 2020. Foi apenas um Sonho. Tenho todos os tipos de sonhos e, mesmo quando alguns parecem significativos, nem sempre tenho certeza de como interpretá-los. Alguns são provavelmente influenciados por pesquisas de notícias da BBC antes de eu ir para a cama. Os sonhos me motivam, pelo menos, a orar.

As perspectivas são diferentes, e cada um de nós tem apenas uma peça do quebra-cabeça maior. Podemos ter certeza de uma coisa: o Senhor permanece no controle da história, e podemos viver por sua certa Palavra nas Escrituras, não importa o que mais aconteça.

Se, contra todas as probabilidades, Trump repentinamente se tornar presidente, as profecias chamarão a atenção do público para a obra de Deus. Caso contrário, pode ser que Deus esteja chamando a atenção para a limpeza necessária em muitos círculos carismáticos. O encorajamento do Espírito nem sempre se traduz nas palavras que queremos ouvir; “Declarações proféticas” podem nos entorpecer quanto ao que Deus realmente está dizendo; e dependendo do que outros dizem que Deus disse, pode ser um negócio arriscado (ver 1 Reis 13: 11–32).

Como cristão carismático, gosto de ver as profecias se tornando realidade. Mas as profecias precisam ser avaliadas. Sempre que possível, antes de irem a público. E, quando necessário, depois.

Craig Keener é FM e Ada Thompson Professor de Estudos Bíblicos no Asbury Theological Seminary. Ele é o autor de Christobiography: Memories, History, and the Reliability of the Gospels, que ganhou o prêmio 2020 CT Book Award .

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios